Everything about finalização atualizada



O BCE respondeu a estas questões e aos pedidos de informação, de acordo com as regras de confidencialidade aplicáveis no domínio da supervisão bancária.

Em consonância com o seu mandato, o BCE precisa de aplicar uma perspetiva de motor vehicleáter prospetivo para fazer facial area aos riscos proativamente. Desde a publicação das Orientações sobre NPL, e tendo aprendido também com experiências passadas, a Supervisão Bancária do BCE continuou a trabalhar no desenvolvimento de novas medidas para lidar com os NPL. Em four de outubro de 2017, publicou para consulta pública um projeto de adenda às Orientações sobre NPL.

Um outro ensinamento prende-se com a necessidade de assegurar o acesso a liquidez em situações de resolução. Em alguns casos, a questão é abordada através da capacidade de um comprador fornecer liquidez. Noutros casos, é importante garantir que, após a aplicação dos instrumentos de resolução, a instituição de crédito tenha acesso a liquidez até que seja restaurada a confiança do mercado. A este respeito, o papel do Fundo Único de Resolução (FUR) é importante, sendo o BCE fortemente a favor da criação de um mecanismo comum de apoio para o FUR.

A cooperação estreita e a partilha de informação entre o BCE e o CUR contribuiu substancialmente para a eficácia do processo de gestão de crises

Relativamente aos regimes jurídicos, o levantamento mais recente revelou que (com algumas exceções), desde o primeiro levantamento, apenas se registou uma melhoria progressiva nos países com níveis elevados de NPL.

Em 2017, entrou em funcionamento um quadro de cooperação na gestão de crises para o BCE e as ANC, o qual foi utilizado em várias ocasiões. Aplicável a instituições menos significativas, a finalidade desse quadro é servir de apoio às ANC e ao BCE nas respetivas atribuições associadas à gestão de crises. Abrange, além disso, a cooperação e a troca de informação entre o BCE e as ANC e com outras partes interessadas eventualmente envolvidas (por exemplo, as autoridades de resolução responsáveis).

A TRIM está a avançar a bom ritmo e as instituições de crédito já foram informadas dos primeiros resultados relativos a aspetos gerais

O primeiro ano da análise temática foi uma etapa preparatória, tendo sido desenvolvidos instrumentos e orientações para as ECS

Por fim, os resultados da análise temática serão integrados no SREP de 2018 e poderão desencadear inspeções no community, assim como análises aprofundadas, dos domínios onde foram detetados minha finalização atualizada “ângulos mortos” (insuficiências).

five.6Aplicação do princípio da separação entre a função de política monetária e a função de supervisão bancária

Com efeito. A rentabilidade é o principal desafio para as instituições de crédito na área do euro. Várias continuam a não ganhar o suficiente para cobrir os custos de funds e, no longo prazo, essa situação é insustentável. Apesar de isso ser um problema para as próprias instituições de crédito, é também uma questão que nos preocupa enquanto autoridade de supervisão.

A comunicação desempenha um papel important na gestão de crises. Quando uma instituição de finalização atualizada crédito entra em insolvência, é importante não apenas encontrar uma solução para a crise, mas também comunicar eficazmente esta solução ao público para assegurar que não ocorrem contágios e que a estabilidade financeira é preservada.

Após a publicação das Orientações sobre NPL, solicitou-se às instituições significativas com rácios elevados de NPL que apresentassem à Supervisão Bancária do BCE as suas estratégias e planos operacionais para reduzir os NPL. Com vista a assegurar dados comparáveis e condições de igualdade, foi desenvolvido um modelo específico para as instituições de crédito apresentarem a informação exigida.

As fusões bancárias são complexas, onerosas e arriscadas, e o seu êxito depende de certas condições propícias. As instituições de crédito precisam de se sentir confiantes ao darem esse passo e, presentemente, essa confiança parece ainda faltar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *